quinta-feira, 14 de julho de 2011

BATISMO















Vamos falar de um assunto polêmico para muitos e com variadas interpretações, antes de começar a nos aprofundar mais, quero deixar bem claro, que na palavra de Deus existe algumas ordenanças que não cabe interpretações diversas, é simplesmente obedecer. Sobre este assunto iremos agora discorrer, com relação ao batismo.

Analise os exemplos abaixo:

"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16 : 16)

"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." (João 3 : 5)

 

No 1º exemplo, Jesus vai estar com os onzes discípulos, e depois de adverti-los por causa da incredulidade deles, face ao acontecimento de sua morte e ressurreição, lhes da ordem de ir a todo mundo e pregar a toda criatura, e no VS 16, Ele fala das condições para o homem ser salvo.

No 2º exemplo, Jesus explicava a Nicodemos sobre a sua duvida, quanto a nascer de novo e entrar no Reino de Deus.

Observe a importância dada ao batismo naquela época e observe algumas distorções nos dias de hoje.

Porque muitos nos dias de hoje, querem mudar o que Jesus falou?

Porque tiram a importância de uma condição tão clara e evidente?

Parece-me que querem mudar as palavras de Jesus, querem que o batismo seja adaptado para os tempos modernos e para o mundo humanista. Hora, Jesus não mudou suas verdades, não muda e nunca mudará. Temos a impressão de que querem mudar a parte “a” do versículo 16 de Marcos 16, colocando da seguinte forma:

“Quem crer e for salvo será batizado;...”

Como já vimos o batismo esta na porta e não no caminho, quem creu e se arrependeu esta apto para ser batizado. “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; (Atos 2 : 38)”.
Observe aqui neste texto, que em momento nenhum, Pedro coloca um tempo pré-determinado de estudo da palavra ou uma preparação para aquele que se arrependeu de seus pecados, para ser batizado.
Já ouvi alguns argumentos, do tipo, que aqueles que ouvem as boas novas, podem estar envolvidos pela emoção do momento e podem tomar uma decisão precipitada, e que após ser batizado logo se desviam porque não estavam prontas ou que foram apenas molhados, porque não entenderam.
Sobre isso posso te declarar que não somos nós que decidimos se batiza agora ou depois, isso é um mandamento inegociável, “crer e ser batizado”.
Pode ser também, que a semente lançada, não seja uma boa semente, que não gera a fé genuína e arrependimento, falo isso porque muitos contorcem a verdade tornando a semente estéril.
Uma coisa é certa que a pratica dos apóstolos era a mesma de Jesus, todos os que criam e que se arrependiam eram batizado e recebiam orações com imposições de mãos para receberem o dom do Espírito Santo.
Um argumento muito usado para não se batizar, logo quando crer, é o ladrão da cruz, que não foi batizado e foi salvo. A primeira consideração é: todos os perdidos estão pendurados em um madeiro em um ultimo momento de vida. Não? Então isso não pode ser uma regra para todos. Só quem pode abrir exceções é Jesus, nós temos é que seguir o que Ele mandou.
Outro argumento é que o batismo é uma confissão publica de fé, pode até ser, mas não é o principal significado do batismo, está muito além disso, o significado mais forte está neste versículo de Gálatas 3:27 “ Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes.”. No batismo nas águas, somos colocados em cristo, somos enxertados na videira, morremos para o mundo e nascemos para Deus. Deixamos de pertencer à raça adâmica e passamos a pertencer a uma nova raça de homens semelhantes a Jesus, mudamos de pátria e os céus passam ser a nossa nova morada, Jesus passa a ser o nosso alvo.
            Como posso querer que alguém esteja congregando conosco achando que esta no corpo, quando que nem foi colocado na videira, e ainda diz: “que se batizar é um passo muito importante, que vai dar quando estiver preparado”.
            Queridos! Isso é engano do diabo, para que pessoas fiquem no meio do povo de Deus enganando a si mesmo, achando que pertence o Reino de Deus.
Na próxima postagem falaremos sobre “O DOM DO ESPÍRITO SANTO”.

Nenhum comentário: