segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A PREGAÇÃO CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA


Vou iniciar este comentário com uma ilustração, um fato que ocorreu em um quartel. Certo dia o comandante deste quartel que era um coronel, deu a seguinte ordem: “Na parte da tarde do expediente todos irão fazer faxina, toda a tropa sem exceção”. Então um 1º Sargento observou que no horário de descanso após o almoço, em seu alojamento, havia uns comentários e certa indignação da parte dos outros subtenentes e sargentos, alguns diziam que não que não tinham estudado para fazer faxina, outros dizia que foram formados para comandar a faxina e não fazê-la, outros diziam que este serviço é para os mais novos, pois na época em que eram recém chegados de suas escolas de formação, fizeram muitas faxinas, sem contar que a faixa etária dos 1º Sargentos e Subtenentes está acima dos 36 anos de idades, alguns era já com seus cabelos brancos.
De certo modo estes sargentos e subtenentes estavam com a razão, pois realmente sua missão estava acima de um simples serviço de faxina e que quando ainda jovem a fizeram muitas vezes. Era uma questão justa que os mais novos fizessem a faxina e eles apenas fiscalizassem, mas a questão não é a faxina e sim uma questão de atitude. Então aqueles sargentos e subtenentes decidiram que não iriam pegar na vassoura e estavam decididos reivindicar seus direitos e suas posições. Ao saírem do alojamento tiveram uma grande e impactante surpresa, aquele coronel que era oficial superior e também comandante, que foi formado para da ordem e administrar todo aquele quartel, formado também para ser responsável na maioria das vezes por mais de mil homens, estava de pé no pátio de formatura com sua vassoura na mão, aguardando a apresentação de sua tropa também em posse de seus materiais de faxina.
Ao observarem aquele comandante com sua vassoura na mão, aqueles subtenentes e sargentos deixaram de lados suas reivindicações e lamentações e cada um pegou sua vassoura e foram entrando em forma sem dizem uma palavra se quer.
De uma forma muito simples o exemplo tem destronado muitas teorias e ensinamentos sem práticas, Tiago fala sobre ter fé mais não ter obras, dizer que ama mais não praticar o amor isso é contradição, dizer que tem compaixão pelo próximo e não ajudar o necessitado é apenas palavras vãs.

"Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras."  (Tiago 2 : 18)

Farei referência a algumas das citações bíblica que falam sobre ser exemplo:

"Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também."  (João 13 : 15)

"Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho."  (I Pedro 5 : 3)

"E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis."  (I Pedro 3 : 8)

"Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas."  (I Pedro 2 : 21)

"Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor."  (Tiago 5 : 10)

"Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,"  (Tito 2 : 7)

"Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza."  (I Timóteo 4 : 12)

"Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna."  (I Timóteo 1 : 16)

"Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes."  (II Tessalonicenses 3 : 9)

"De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia."  (I Tessalonicenses 1 : 7)

"Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam."  (Filipenses 3 : 17)

Aquilo que ensinamos sem o exemplo, dificilmente dará frutos!!!

Um comentário:

JOSÉ DE RIBAMAR F. DOS SANTOS disse...

Essa ilustração é um exemplo de humildade,na qual todos devemos ter e seguir.
Esse comandante, naturalmente percebeu que as suas ordens devem ser seguidas de atitudes reais, como exemplo para aqueles que desejam obter,bons êxitos na vida.
Precisamos reacender o AMOR que reside em cada um de nós.
Pois só AMANDO,reconheceremos que somos todos iguais.
Reacendamos então esse AMOR que habita dentro de cada um de nós.

O Senhor JESUS, assim disse sobre esse AMOR: "E por se multiplicar a iniquidade o AMOR de muitos se esfriará.
Mateus 24.12

Dito assim!
Entendo que esse AMOR necessita,de um combustível chamado humildade,que após reacender este AMOR,é necessário se usar esse combustível a cada dia,para mantermos ativo esse imenso AMOR, que há em cada um de nós.

Quanto aos textos Bíblicos,nos ensina que, não seja as altas posições,Sociais, Eclesiásticas,Jurídicas e Militares
que exerçamos,que venha ser o nosso mérito e honra.
Mas sim aquela atitude movida de sincera humildade,como exemplo a serem vistos e imitados, por todos aqueles que nos cercam.

"...diante da honra vai a humildade".
Provérbio 18.12

Fiquem na Graça e na Paz do Senhor e Salvador JESUS CRISTO.