segunda-feira, 26 de março de 2012

PORQUE DEVEMOS ESTAR FUNDAMENTADOS?



   Temos como alvo trazer a cada discípulo um conhecimento claro e objetivo acerca das verdades fundamentais do Reino de Deus. Estas verdades vão formar em nossas vidas uma base sólida sobre a qual tudo o mais será edificado. Há três motivos pelos quais julgamos que o fundamento é muito importante:


 1) Ef 2:20-22 fala de nossas vidas como edifícios. Jesus falou que sem fundamento a casa iria ruir. Deus não vai permitir que construamos um edifício de vários andares sobre fundamento inconsistente.


  2) Paulo nos mostra em 1Co 3.10-15 que mesmo aquele que edificou feno, madeira e palha foi salvo porque tinha um fundamento correto. E o que será daquele que nem fundamento tem?


 3) Em Hb 5.11 a 6.3, observamos que por não estarem bem fundamentados, os cristãos não se tornaram praticantes da palavra, não podendo progredir no conhecimento de Deus. Cada cristão deve ser mestre, capaz de transmitir os fundamentos aos que se aproximam de Cristo. Entendemos que é básico que cada discípulo compreenda, pratique e ensine tudo o que se refere à entrada no Reino de Deus, os propósitos de Deus para aquele que entra, bem como os passos que deve dar no início de sua caminhada.
   
   Para colocarmos o fundamento correto – Jesus Cristo (1Co 3.11), em nossas vidas devemos lembrar o que o próprio Senhor falou no Sermão do Monte:
   
   “Todo aquele que vem a mim e ouve as minhas palavras e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa, e não a pode abalar, por ter sido bem construída” Lc 6.47-48.
   
   Para colocar o fundamento em nossas vidas, devemos cavar, abrir profunda vala até encontrar a rocha. A rocha no Novo Testamento é o próprio Senhor Jesus. Precisamos então cavar tudo que é nosso, humano e pecaminoso para que só a vida de Jesus floresça.



TEXTOS UTILIZADOS:

   Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
   No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
   No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
Efésios 2:20-22


   Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
   Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
   E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
   A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
   Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
   Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
1 Coríntios 3:10-15

   Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
   Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
   Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
   Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
   Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
   E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
  E isto faremos, se Deus o permitir.
Hebreus 5:11-14 - 6:1-3

(material extraído da apostila Princípios Elementares)

Nenhum comentário: